quinta-feira, 30 de abril de 2009

04 - Definição de Espinha Bífida



A Espinha Bífida é uma grave anormalidade congénita do sistema nervoso, desenvolve-se nos dois primeiros meses de gestação e representa um defeito na formação do tubo neural.

Os defeitos do tubo neural (DTN) são uma causa importante de mortalidade infantil. A incidência é estimada em 1 em cada 1000 recém-nascidos.

A lesão congénita mais comuns da medula espinhal é causada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral. Quando isso acontece, o tecido nervoso sai através do orifício, formando uma protuberância mole, na qual a medula espinhal fica sem protecção. Isto é denominado espinha bífida posterior e, embora possa ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, é mais comum na região lombosagrada. Quando as raízes dos nervos lombo sagrais estão envolvidos, ocorrem graus variáveis de paralisia abaixo do nível envolvido.

A sensibilidade também pode estar prejudicada (sensação de pressão, fricção, dor, calor, frio) por isso é importante ter cuidado com a temperatura da água durante o banho, não utilizar calçados apertados e examinar sempre os membros inferiores, especialmente os pés, em busca de possíveis ferimentos.


TAREFA:
1) Qual a relação que existe entre ácido fólico e defeito da Espinha Bífida?
2) O que causa esse defeito? Explique:

27 comentários:

Gabriela Lopes disse...

Nome:Gabriela Lopes.
Turma:302

1)O consumo do acido fólico, o qual é uma vitamina B, antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez, pode ajudar a previnir a ocorrência de defeitos no tubo neural. Todas as mulheres de idade fértil e que podem engravidar, devem tomar 0.4mg de acido fólico como prevenção.

2) Até à 20a semana de gravidez, é constituído o canal ósseo que forma a coluna vertebral, contendo no seu interior a medula espinal. Um eventual defeito na fusão das extremidades do canal ósseo provoca uma abertura da coluna vertebral e, consequentemente, a possível herniação do seu conteúdo para o exterior.

Unknown disse...

Maíne
Turma: 302

1) O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança, como por exemplo ajuda a prevenir o defeito da Espinha Bífida.


2)Para que um feto tenha o defeito da Espinha Bífida, as causas são diversas. Algumas das causas para que esse defeito aconteça:
- Fatores Ambientais:
. Quando crianças nascem no inverno;
. Associação quanto a incidência regional;

- Fatores Genéticos Específicos:
. Tendência Familiar;
. Risco de parentes de primeiro grau, que apresentam esse defeito;

- Fator Multifaccional:
. ingestão de álcool durante os primeiros três meses de gravidez;

Mesmo com todos esses fatores que contribuem para que ocorra esse defeito, o maior causador de Espinha Bífida é a falta de ácido fólico no organismo da mãe,pois esse ácido é importante para a formação e metabolização do DNA.

Anônimo disse...

Nome: Gustavo Raythz Bento
Turma:301

1)Cientistas comprovam que de 1000 bebês, um morre por essa doença. E, cientistas tambés comprovam que o ácido fólico, nos primeiros dias, como são ricos em vitamina B, é muito importante para o desenvolvimento do bebê e, também, para a prevenção desta doença. Por isso, os médicos e os pais são muito responsáveis pelo bebê, desde o princípio do desenvolvimento até a hora do parto. Sem isso, poderão ocorrer diversos problemas e, entre eles, a espinha bifída.

2)Essa doença é causada simplesmente pela má formação a coluna vertebral.A causa é um defeito nesse período de união das extremidades do canal neural, formando o tubo neural que, mais tarde, virá a se tornar a coluna vertebral. O mal fechamento deste canal irá fazer com que haja uma abertura em umas das partes que, no fechamento correto, não poderia acontecer. Então, com esse espaço aberto, o material seja deslocado para a parte externa e, sendo assim, acarretando modificações no desenvolvimento do bebê.

Anônimo disse...

Nome: Felpe Brunetta
Turma: 301

1.O ácido fólico é um derivado da vitamina B, seu consumo é muito importante nas primeiras semanas de gravidez pois ajuda a evitar problemas na tuba neural e é esse defeito que causa essa doença!!

2.A imperfeição no fexamento da tuba neural que mais tarde se tornará a coluna vertebral, se o fexamento não for perfeito acontecerá o defeito da espinha bífida

Vitória Alves disse...

Nome: Vitória Alves
Turma: 302

1) O ácido fólico é uma vitamina do complexo B necessária para o bom funcionamento do organismo, contribuindo na prevenção dos defeitos do tubo neural (má formação da coluna vertebral). Não é aconselhavel engravidar com o nível desta vitamina baixo.

2)A causa dos defeitos do tubo neural não é completamente conhecida mas se considera que, se deve a nutrição deficiente, genética ou ao uso de drogas. Certos medicamentos (como alguns usados para controlar convulções) podem também causar defeitos de tubo neural.

Unknown disse...

Nome: José Edson
Turma: 301

1) O ácido fólico, originado da vitamina B tem muita importância nas primeiras semanas de gravidez, ajudando a evitar problemas na tuba neural.

2)A causa dos defeitos na tuba neural é: pouca alimentação, e uso de drogas e de alguns medicamentos.

Unknown disse...

Nome: Jacson
Turma: 302

1) O ácido fólico é derivado da vitamina B, essencial para o cresciento do feto. Por isso seu uso é importante nas primeiras semanas de gestação. Seu uso ajuda na prevenção dos problemas na tuba neural.

2)Os defeitos são causados pela má formação da coluna vertebral. Uma alimentação ruim e o uso de certos medicamentos são fatores que contribuem para essa má formação.

Anônimo disse...

NOMES:Andre,Amanda,Anderson B.M
T:302
1)Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo.
ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança".

2)A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=VmGNOgJPGlc

mands disse...

Amanda Andrade
Turma 301

1)O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.

2)Os fatores que causam esse defeito, de má formação da coluna vertebral são:
*Falta de ácido fólico;
*Fatores ambientais;
*Crianças que nascem no inverno;
*Herança familiar;

Unknown disse...

1) O consumo de acido fólico pela futura mãe nas primeiras semanas de gestação ou antes da gravidez, pode reduzir a probabilidade dessa anomalia acontecer com o feto. O acido fólico é um componente da vitamina B, encontrado em fígado, peixe,couve, repolho e espinafre, feijão, soja e ervilha, cereais integrais, leite e ovo, prevenindo de forma balanceada várias doenças. Portanto, é importante que futuras mamaes tenham esses alimentos na sua dieta para previnir que o filho nasça com esse problema.

2)Essa anomalia ocorre, na maioria das vezes, em consequencia de varios fatores, entre eles:
deficiencia de acido fólico, ingestao de alcool durante os primeiros meses de gravidez, maior incidencia em crianças nascidas no inverno, tendencia familiar, diabetes na gestação entre outros. A deficiencia de acido fólico é o principal causador de anomalias no tubo neural, pois ele é importante para a formação do Dna. Conclui-se entao que é muito importante o acido fólico na dieta alimentar das mamaes!!!

Andressa Eidt t:302

Anônimo disse...

nomes:Gabriela R e Anelise
turma:302

1) Embora pouco conhecida, a espinha bifita(cindida, dividida), é um dos defeitos mais comuns que envolve o fechamento do tubo neural do feto, ou seja, de sua coluna vertebral. Essa divisao ocorre nas primeiras semanas de gravidez, quando a medula, entao em formaçao, nao se fecha corretamente. Isso faz com que os bebes fiquem com os nervos expostos e algumas vertebras danificadas.
Um em cada 1000 bebes nascidos vivos poderia estar livre dos problemas da decorrencia da espinha bifta, se a mae tivesse ingerido uma pequena dose diaria de acido folico.

2)As causa sao: anomalias genéticas que expressam um excesso ou defeito de material cromossómico, consumo de algumas drogas como o ácido valproico (um anti-convulsivo) e a carbamazepina, e diabetes com glicémias acima dos valores normais na etapa da concepção.
Também se reconheceram como factores de risco a obesidade e os antecedentes familiares. mas com tudo isso o acido folico e essencial para o desemvolvimendo do feto.

Unknown disse...

paty 301
1)O consumo do acido fólico, o qual é uma vitamina B, antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez, pode ajudar a previnir a ocorrência de defeitos no tubo neural. Todas as mulheres de idade fértil e que podem engravidar, devem tomar 0.4mg de acido fólico como prevenção.

2-Essa anomalia ocorre, na maioria das vezes, em consequencia de varios fatores, entre eles:
deficiencia de acido fólico, ingestao de alcool durante os primeiros meses de gravidez, maior incidencia em crianças nascidas no inverno, tendencia familiar, diabetes na gestação entre outros. A deficiencia de acido fólico é o principal causador de anomalias no tubo neural, pois ele é importante para a formação do Dna. Conclui-se entao que é muito importante o acido fólico na dieta alimentar das mães

Unknown disse...

Fernanda 302

1) Entre 1000 bebês, um bebê morre por causa dessa doença. O ácido fólico é rico em vitamina B, que é muito importante para o desenvolvimento do bebê e também pela prevenção da doença. Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral da criança, como a espinha bífida, pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.

2) Essa doença causa pela alimentação ruim da mãe, por falta de ácido fólico, álcool, drogas entre outros motivos.

Unknown disse...

Nome: Fernando Damasceno, Jony Ortiz. ~ T:301
1)A relação é que com o consumo diário de ácido fólico podemos diminuir a chance de o bebê nascer com problemas na espinha bífida.

2)É causado pelo fechamento do tubo neural. Pode ser oculto, recoberto de pelo ou formar um cisto extracorpóreo, com liquido cefalorradiquiano e meninges em seu interior.

Anônimo disse...

Nome: Marcelo
Turma:301

1- O consumo do acido fólico, o qual é uma vitamina B,antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez,pode ajudar a previnir a ocorrencia de defeitos no tubo neural.todas as mulheres de idade fertil e que podem engravidar,devem tomar 0.4mg de acido folico como prevenção.

2-As causas dos defeitos na tuba neural é pouca alimentação e uso de drogas e de algumas medicamentos.

Gabriela Manito disse...

Gabriela Manito, turma 301

1) a espinha bífida é um dos defeitos mais comuns que envolvem o fechamento da coluna vertebral do feto, essa divisão ocorre nas primeiras semanas de gravidez quando a medula está em formação e não se fecha completamente. Isso faz com que os bebes tenham os nervos expostos e algumas vertebras danificadas. Mas isso não ocorre se a mãe ingerir diariamente uma pequena quantidade de ácido fólico.

2) fatores genéticos e fatores ligados ao ambiente, exposição materna a determinados medicamentos, também pode passar dos pais para os filhos, e assim por diante conforme forem nascendo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nome: Anderson Eberts
Turma: 302

1)A espinha bifica é um defeito comum que ocorre o fechamento da coluna vertebral, esse defeito ocorre no primeiro trimestre de gestação. A mãe deve tomar o Diariamente em pequenas quantidades o Acido folico que é uma vitamina B, que ajuda contra a espinha bifica, a mãe deve tomar apos a concepçao entre o primeiro trimestre de sua gravidez.

Unknown disse...

Nome: Anderson Eberts
Turma: 302

2)Esse defeito pode ocorre: Quando tem tendencia familiar, ingestão de alcool e cigarros em excesso nos primeiros 3 meses de gestação, e também há cituações quando as crianças vem à nascer no inverno entre outras cituações mais.

Anônimo disse...

Jessika Turma :301


1)é que com o consumo de ácido fólico a mulher pode previnir que o bebê naça com problemas na espinha bifida

2) A causa dos defeitos pode ser por fatores genéticos e também consumo de drogas e alcool no inicio na gestação

Anônimo disse...

Vinícius- Turma 302
1)O ácido fólico é essencial para ua boa formação de um feto. Se a mãe estiver com falta desta vitamina em seu corpo, é aconselhável ela repor em seu corpo, através de alimentos ricos em vitamina B, pois o ácido previne muitas doenças, inclusive a Espinha Bífida.
2)Diversos fatores influemciam para que o feto tenha o defeito da espinha Bífida, um deles e o mais comum é a falta do àcido Fólico no corpo da mãe, mas ambém ocorre por vários fatores, como: fatores ambientais, tendência na família (parentes de primeiro gau),etc.

Anônimo disse...

thiago - turma 301

1)É muito importante que a mulher consuma o ácido fólico, durante os primeiros 3 meses de gestação, pois possui vitamina B, e ajuda a previnir que ocorram defeitos no tubo neural.

2)A causa dos defeitos no tubo neural é a má alimentação, uso de drogas e de alguns medicamentos. E tambem pela má formação da coluna vetebral. A causa é um defeito nesse período de união das extremidades do canal, formando o tubo neural, que mais tarde, se tornara a coluna vetebral.

Cássia França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cássia França disse...

Cássia , renata e gabrielle
1) o acido fólico faz parte do complexo B , essa vitamina atua como ajudante de algumas enzimas na reação natural da trasnformação de uma substância a homosisteina , em metinonina , um dose certe dessa vitamina no começo da gravidez previne essa anomaliaaa :)

2)poder se hereditario , por falta de acido fólico , ingestão de drogas e até mesmo a temperatura !

Anônimo disse...

esse site é muito boguet's

Anônimo disse...

site de chupa rola pau no cu chupa pica safado vai rodar bosinha que voce ganha mas gay filho da putade bengala quando coloca um site que preste filho de uha gosada do negão filho do kid bengala va chupar a rola dele filho da puta