quinta-feira, 4 de junho de 2009

2º T - Tarefa 01 e 02 - ENGENHARIA GENÉTICA



Atualmente, através da engenharia genética é possível introduzir e tornar funcional, num ser vivo, um gene proveniente de outro ser vivo de uma espécie diferente. Esta técnica permite criar micro-organismos capazes de sintetizarem proteínas com interesse comercial e alterar características de plantas e de animais.


A introdução de genes humanos em bactérias ou leveduras permitiu, por exemplo, a produção em massa de hormônios e de vacinas. Desta forma, obtém-se estes produtos em quantidades ilimitadas e, portanto, a custos mais reduzidos.

No entanto, apesar dos seus benefícios inegáveis, estas modificações genéticas levantam sérias preocupações éticas relacionadas com eventuais impactos negativos sobre o ambiente, a saúde pública e a sociedade e os seus valores.

TAREFA: Você foi convidado para participar de uma comissão composta por várias individualidades de renome:

1) um médico; 2) um veterinário; 3) um engenheiro agrônomo; 4) um membro de um grupo ambientalista; 5) um defensor dos direitos dos animais; e 6) um representante dos países em vias de desenvolvimento.

A está comissão caberá decidir sobre a atribuição, ou não, de um grande financiamento do Banco Mundial para a investigação nesta área. No caso de uma decisão positiva, caberá a esta comissão definir os termos, ou as condições, em que deverá ser atribuído este financiamento.

Como Fazer e Postar essa Tarefa:

Escolha um dos papéis da comissão para representar, escreva um parecer (mínimo de 5 linhas) que resuma a sua opinião fundamentada de especialista quanto à atribuição ou não do financiamento.

Quando forem postar a tarefa coloquem bem em cima a turma e o nome dos alunos participantes (até dois) depois coloquem que especialista estão representando.

Ex: Turma 300

Aluno: Fulano – Especialista: Médico

Critérios para a Avaliação:

A compreensão dos termos e conceitos envolvidos;
A clareza na comunicação da informação recolhida;
A fundamentação das opiniões;
A diversidade de fontes consultadas;

http://www.ufrgs.br/HCPA/gppg/bioetica.htm
http://www.geneletter.org/aboutgeneletter.htm
l

2º TRIM. Tarefa 1 e 2:

O 2º trimestre iniciou, novos conteúdos e novas postagens.
Para não se perderem vou utilizar a seguinte marcação: 2ºT - 01; 2ºT - 02 ...
Boa sorte e participem!!!