domingo, 10 de maio de 2009

05 - EMBRIOGÉNESE E ANEXOS EMBRIONÁRIOS

EMBRIOGÉNESE – ANEXOS EMBRIONÁRIOS:

As células primitivas trazem em si toda a “receita genética” necessária para a formação de um indivíduo inteiro. Entretanto cada grupo de células passa a decifrar apenas uma parte dessa receita, adquirindo características morfológicas, bioquímicas e funcionais peculiares.
A diferenciação celular acontece em etapas: Inicialmente as células do embrião separam-se em folhetos embrionários; a seguir, as células de cada folheto diferenciam-se entre si, originando linhagens precursoras dos diversos tecidos do corpo. O folheto mais externo, a ECTODERME, origina inicialmente as células da epiderme; a seguir, os neurônios e, finalmente, algumas das células sensoriais. O folheto mediano, a MESODERME, origina, por sua vez, ossos e cartilagens, serosas, Sistemas como o Circulatório, Linfático e Excretor, e, ainda, Tecidos adiposo e outros conjuntivos; a ENDODERME, sendo o folheto mais interno, origina assim, o revestimento interno de órgãos – mucosas, fígado, pâncreas, alvéolos pulmonares, Tireóide e Paratireóide.


TAREFA:
Utilize os dois assuntos: EMBRIOGÉNESE – ANEXOS EMBRIONÁRIOS
O primeiro aluno a fazer a tarefa irá responder a minha pergunta e irá formular uma nova pergunta (sem respondê-la) e irá deixar nos comentários para o próximo aluno responder!
O segundo irá responder a pergunta feita pelo colega anterior e deixa-rá uma nova pergunta no blog! E assim sucessivamente...


ATENÇÃO
- Não fujam desses dois assuntos! Não perguntem coisas muito difíceis (pois irei utilizar uma delas na prova de vocês). Então não ferrem com os colegas, mas também façam perguntas inteligentes!

Pergunta para o primeiro a postar:
1) E qual a funcionalidade dos Anexos Embrionários?

sexta-feira, 1 de maio de 2009

IMPORTANTE - 02

Nesse site (ao lado)achei um material bem bacana para olharem e estudarem!!
Vão até o link ao lado e entrem na apresentação de power point sobre desenvolvimento embrionário!!!